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terça-feira, 8 de novembro de 2022

Vereador Vinicius Pedro pede esclarecimento a CEMIG sobre constante apagões de energia na cidade

Requerimento apresentado no Plenário 

O Vereador Vinicius Pedro, presidente da Câmara Municipal, apresentou ao plenário na última segunda-feira, 07, um requerimento que a Cemig apresente justificativas à população sobre os recorrentes que apagões que tem ocorrido na cidade de Bom Despacho.


No último sábado, 04, Bom Despacho ficou por mais de 03 horas sem energia. Alguns cidadãos relataram que tiveram aparelhos eletrônicos danificados por causa da falta de energia.


Em abril deste ano, a população de Bom Despacho e de mais algumas cidades da região ficaram sem energia. A interrupção aconteceu numa noite de sábado. A causa na época foi identificada na Subestação Bom Despacho 2.


"O requerimento se justifica devido várias reclamações de empresários e cidadãos, já que o apagão apagão é as quedas de energia causam prejuízos a comércio local, além de queima de eletroeletrônicos nas residências. Aguardamos um resposta por escrito ou caso queira esclarecer pessoalmente aos vereadores, estaremos a disposição", informou o vereador através do requerimento apresentado no plenário.

Vereador Vinicius Pedro pede esclarecimento a CEMIG sobre constante apagões de energia na cidade

Requerimento apresentado no Plenário 

O Vereador Vinicius Pedro, presidente da Câmara Municipal, apresentou ao plenário na última segunda-feira, 07, um requerimento que a Cemig apresente justificativas à população sobre os recorrentes que apagões que tem ocorrido na cidade de Bom Despacho.


No último sábado, 04, Bom Despacho ficou por mais de 03 horas sem energia. Alguns cidadãos relataram que tiveram aparelhos eletrônicos danificados por causa da falta de energia.


Em abril deste ano, a população de Bom Despacho e de mais algumas cidades da região ficaram sem energia. A interrupção aconteceu numa noite de sábado. A causa na época foi identificada na Subestação Bom Despacho 2.


"O requerimento se justifica devido várias reclamações de empresários e cidadãos, já que o apagão apagão é as quedas de energia causam prejuízos a comércio local, além de queima de eletroeletrônicos nas residências. Aguardamos um resposta por escrito ou caso queira esclarecer pessoalmente aos vereadores, estaremos a disposição", informou o vereador através do requerimento apresentado no plenário.

Sine de Bom Despacho oferece 80 vagas de trabalho


 

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) anunciou nesta terça-feira, 08, que está com 80 vagas disponíveis de trabalho em Bom Despacho. Entretanto, há 07 vagas para portadores de necessidades especiais para trabalharem em um supermercado de Nova Serrana.


Há ofertas de vagas para trabalhar nos setores de prestação de serviços construção civil, indústria e comércio.


Os interessados devem buscar mais informações pelo telefone (37) 3522.5001 ou acessar o site da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, parceiro do programa na cidade.


Os candidatos também poderão comparecer à sede da CDL/Acibom, que está localizada próxima à Câmara Municipal de Bom Despacho.

Sine de Bom Despacho oferece 80 vagas de trabalho


 

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) anunciou nesta terça-feira, 08, que está com 80 vagas disponíveis de trabalho em Bom Despacho. Entretanto, há 07 vagas para portadores de necessidades especiais para trabalharem em um supermercado de Nova Serrana.


Há ofertas de vagas para trabalhar nos setores de prestação de serviços construção civil, indústria e comércio.


Os interessados devem buscar mais informações pelo telefone (37) 3522.5001 ou acessar o site da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, parceiro do programa na cidade.


Os candidatos também poderão comparecer à sede da CDL/Acibom, que está localizada próxima à Câmara Municipal de Bom Despacho.

Projeto que viabiliza construção de anel viário é aprovado.


 

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (07) tramitou na Casa Legislativa o Projeto de Lei 85/2022 que trata da autorização para o Município contratar com a Caixa Econômica Federal, operação de crédito para investimento na construção do anel viário.

De acordo com a proposição o prazo para o pagamento do empréstimo é de 10 anos a fim de implantar o Projeto Estruturante de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Anel Viário, sendo fundamental importância para o crescimento e para a modernização da infraestrutura urbana da cidade. O Projeto visa a construção do trecho ligando a BR 262 à MG 164, juntamente com o prolongamento da atual avenida Dr. Juca ao novo trajeto.

“Sabemos do intenso fluxo de veículos que a construção do Anel vai tirar das principais ruas e avenidas da cidade e sem dúvida beneficiar toda cidade” destaca o Presidente da Casa, vereador Vinícius Pedro. 

O texto do Projeto destaca ainda que a implantação destas vias criará um novo vetor de crescimento para o município com o surgimento de áreas industriais, comerciais e residenciais planejadas de acordo com o novo Plano Diretor.


Fonte: Câmara BD.

Projeto que viabiliza construção de anel viário é aprovado.


 

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (07) tramitou na Casa Legislativa o Projeto de Lei 85/2022 que trata da autorização para o Município contratar com a Caixa Econômica Federal, operação de crédito para investimento na construção do anel viário.

De acordo com a proposição o prazo para o pagamento do empréstimo é de 10 anos a fim de implantar o Projeto Estruturante de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Anel Viário, sendo fundamental importância para o crescimento e para a modernização da infraestrutura urbana da cidade. O Projeto visa a construção do trecho ligando a BR 262 à MG 164, juntamente com o prolongamento da atual avenida Dr. Juca ao novo trajeto.

“Sabemos do intenso fluxo de veículos que a construção do Anel vai tirar das principais ruas e avenidas da cidade e sem dúvida beneficiar toda cidade” destaca o Presidente da Casa, vereador Vinícius Pedro. 

O texto do Projeto destaca ainda que a implantação destas vias criará um novo vetor de crescimento para o município com o surgimento de áreas industriais, comerciais e residenciais planejadas de acordo com o novo Plano Diretor.


Fonte: Câmara BD.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Cadastro Escolar 2023 da rede pública de ensino de Minas Gerais começa na quarta-feira (9/11)



 Estudantes que querem ingressar na rede pública ou precisam mudar de escola devem se inscrever até o dia 30/11

Começa na quarta-feira (9/11) o Cadastro Escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais ou aqueles que precisam mudar de escola. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no período de 9 a 30/11. 

 

Por meio desta ferramenta, o cadastro e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, serão realizados de forma unificada nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa. Ou seja, após a inscrição e divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do estudante e que possua vaga para a etapa pleiteada, poderá ser municipal ou estadual.

Em Minas Gerais, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o Cadastro Escolar unificado. Por meio do sistema, são disponibilizadas vagas para a rede estadual e municipal das cidades que adotaram o processo. Já nos demais municípios mineiros que não aderiram o cadastro e o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais. 

Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade interessado deverão acessar o Sucem e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações, além de indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.

Todas as orientações para a realização do cadastro e critérios de encaminhamento dos candidatos podem ser consultadas na Resolução SEE Nº 4.775, de 19/10/22. 

Quem deve se inscrever

Deverão se inscrever no Sucem as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham a mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no Sucem. 

Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Também é público do Sucem os alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

Encaminhamento para a matrícula

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.

No dia 12/12, o estudante deve acessar o site do Sucem com o número de inscrição para verificar a escola para a qual foi encaminhado. Com a documentação necessária, a família ou estudante deverá procurar a unidade escolar para qual foi direcionado e efetuar a matrícula até o dia 13/1/2023. Vale destacar que a vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula. 

O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, que ocorre entre os dias 24/1 a 10/2/2023. A SEE/MG alerta para que os estudantes façam o cadastramento dentro do prazo para garantir o início do ano letivo de 2023 com tranquilidade.

 

Ag. Minas

Cadastro Escolar 2023 da rede pública de ensino de Minas Gerais começa na quarta-feira (9/11)



 Estudantes que querem ingressar na rede pública ou precisam mudar de escola devem se inscrever até o dia 30/11

Começa na quarta-feira (9/11) o Cadastro Escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais ou aqueles que precisam mudar de escola. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no período de 9 a 30/11. 

 

Por meio desta ferramenta, o cadastro e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, serão realizados de forma unificada nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa. Ou seja, após a inscrição e divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do estudante e que possua vaga para a etapa pleiteada, poderá ser municipal ou estadual.

Em Minas Gerais, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o Cadastro Escolar unificado. Por meio do sistema, são disponibilizadas vagas para a rede estadual e municipal das cidades que adotaram o processo. Já nos demais municípios mineiros que não aderiram o cadastro e o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais. 

Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade interessado deverão acessar o Sucem e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações, além de indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.

Todas as orientações para a realização do cadastro e critérios de encaminhamento dos candidatos podem ser consultadas na Resolução SEE Nº 4.775, de 19/10/22. 

Quem deve se inscrever

Deverão se inscrever no Sucem as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham a mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no Sucem. 

Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Também é público do Sucem os alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

Encaminhamento para a matrícula

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.

No dia 12/12, o estudante deve acessar o site do Sucem com o número de inscrição para verificar a escola para a qual foi encaminhado. Com a documentação necessária, a família ou estudante deverá procurar a unidade escolar para qual foi direcionado e efetuar a matrícula até o dia 13/1/2023. Vale destacar que a vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula. 

O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, que ocorre entre os dias 24/1 a 10/2/2023. A SEE/MG alerta para que os estudantes façam o cadastramento dentro do prazo para garantir o início do ano letivo de 2023 com tranquilidade.

 

Ag. Minas

Polícia Militar apreende 50 buchas de maconha em Bom Despacho


No último domingo, 06, a Polícia Militar localizaram 50 buchas de maconha e mais um tablete da mesma droga no Bairro Bela Vista em Bom Despacho. A substância foi localizada durante patrulhamento pelos policiais.

Segundo a Polícia, o material foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Bom Despacho para demais providências de inquérito.

Não houve registro do autor da droga.

Polícia Militar apreende 50 buchas de maconha em Bom Despacho


No último domingo, 06, a Polícia Militar localizaram 50 buchas de maconha e mais um tablete da mesma droga no Bairro Bela Vista em Bom Despacho. A substância foi localizada durante patrulhamento pelos policiais.

Segundo a Polícia, o material foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Bom Despacho para demais providências de inquérito.

Não houve registro do autor da droga.