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quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Prefeitura de BD lamenta furto de fiação de Natal


A Prefeitura Municipal de Bom Despacho emitiu nota nesta  semana para que a população possa apoiar entidade sobre a realização de eventos na cidade. Isso porque foi registrado um  boletim de ocorrência do furto de fiação de Natal da Praça da Estação.


"Pedimos encarecidamente à população que, ao avistar algo suspeito, ligue para o número 190 e informe à PM. Esse tipo de ação criminosa envergonha e entristece todos os bondespachenses", disse Dra. Rose, Secretária Municipal de Cultura.


A Prefeitura informa que as Luzes Natalinas serão no Engenho do Ribeiro e Praça da Matriz. No dia 24 de Novembro, as luzes serão acessas no Distrito e no dia 25, acontece a Iluminação na Praça da Matriz. A presença do Papai Noel está confirmada nas duas ocasiões.

Prefeitura de BD lamenta furto de fiação de Natal


A Prefeitura Municipal de Bom Despacho emitiu nota nesta  semana para que a população possa apoiar entidade sobre a realização de eventos na cidade. Isso porque foi registrado um  boletim de ocorrência do furto de fiação de Natal da Praça da Estação.


"Pedimos encarecidamente à população que, ao avistar algo suspeito, ligue para o número 190 e informe à PM. Esse tipo de ação criminosa envergonha e entristece todos os bondespachenses", disse Dra. Rose, Secretária Municipal de Cultura.


A Prefeitura informa que as Luzes Natalinas serão no Engenho do Ribeiro e Praça da Matriz. No dia 24 de Novembro, as luzes serão acessas no Distrito e no dia 25, acontece a Iluminação na Praça da Matriz. A presença do Papai Noel está confirmada nas duas ocasiões.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Polícia Militar localiza postes furtados em Bom Despacho

 



Recentemente a Prefeitura Municipal de Bom Despacho instalou vários postes pela cidade para realizar um trabalho de vídeo monitoramento. Entretanto, alguns foram furtados no início desta semana.


De acordo com a PM, de imediato foram realizas diligências e após buscas, os postes foram localizados no mesmo dia. 


Polícia Militar localizou dois postes, cada um com 09 metros de comprimento e fiação elétrica, que estavam no Bairro São Vicente. Logo depois foram encaminhados a Prefeitura de Bom Despacho.

Polícia Militar localiza postes furtados em Bom Despacho

 



Recentemente a Prefeitura Municipal de Bom Despacho instalou vários postes pela cidade para realizar um trabalho de vídeo monitoramento. Entretanto, alguns foram furtados no início desta semana.


De acordo com a PM, de imediato foram realizas diligências e após buscas, os postes foram localizados no mesmo dia. 


Polícia Militar localizou dois postes, cada um com 09 metros de comprimento e fiação elétrica, que estavam no Bairro São Vicente. Logo depois foram encaminhados a Prefeitura de Bom Despacho.

Black Friday: Polícia Civil de Minas dá dicas para evitar golpes na hora das compras

 


Titular da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor alerta para a importância de acompanhar os preços, buscar sites seguros e atenção na hora de pagar; saiba como agir em caso de fraude

 

Preços atrativos e promoções imperdíveis. Essas são as promessas do comércio, físico e virtual, durante a Black Friday, realizada anualmente sempre na última sexta-feira de novembro. Mas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que os consumidores tenham cautela para evitar prejuízos e não cair em golpes.

De acordo com a delegada Elyenni Célida, os registros mais recorrentes na Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor são as compras em sites e perfis de rede social falsos e a aquisição de produtos falsificados, vendidos como se fossem originais.

Assim, para aproveitar melhor esse período de ofertas, a PCMG dá algumas dicas para o consumidor. A titular da delegacia orienta que, antes de qualquer compra, é preciso pesquisar e refletir sobre a necessidade dela. Transações por impulso tornam o consumidor mais vulnerável a golpes.

“Na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de conferir o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado”, exemplifica a delegada Elyenni.

Desde o início do processo de compra, o consumidor precisa ficar atento aos detalhes, como o valor total e as parcelas, juros, prazo de entrega, valor do frete e, principalmente, se não está incluído no valor, de forma oculta, algum tipo de seguro ou garantia estendida não autorizada pelo comprador.

Outra dica é pesquisar os preços dos produtos com antecedência, para saber se houve a prática do “tudo pela metade do dobro”, que é quando, dias antes, as empresas aumentam os preços dos produtos para, na Black Friday, reajustar aos valores originais.

Casos em que produtos sejam divulgados com os preços muito abaixo do praticado no mercado também requerem atenção, pois são um forte indício de fraude.

Compras pela internet

O ambiente digital pode esconder armadilhas até para o usuário mais experiente. “No Brasil, estima-se que a cada sete ou oito segundos ocorra uma fraude por meio de compras virtuais”, ressalta a delegada Elyenni, com base em um levantamento realizado pela Serasa Experien.

Por esse motivo, o ideal é optar por sites conhecidos. É possível pesquisar a reputação de empresas por meio do site consumidor.gov.br. O Procon também dispõe de uma lista de endereços eletrônicos que devem ser evitados. Confira aqui.

A Polícia Civil de Minas Gerais ainda reforça os cuidados com sites estrangeiros e ofertas encaminhadas por redes sociais ou e-mail, mesmo aquelas enviadas por pessoas conhecidas. Nesses casos, a orientação é que a compra seja realizada diretamente no site da empresa, digitando o endereço no navegador.

“Muitos criminosos aproveitam a Black Friday para enviar e-mails ou mensagens para usuários relatando a confirmação de uma compra ou relatando um problema com um produto. Trata-se de uma tentativa de phishing, ou seja, de induzir as vítimas a clicar em links fraudulentos e fornecer seus dados bancários e outras informações”, complementa a delegada.

É importante também que o consumidor atualize o antivírus no dispositivo em que será efetuada a compra e que escolha uma rede confiável (evitar redes públicas). Para verificar a segurança do site, a orientação é conferir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição "Site Seguro".

Cuidado com as formas de pagamento

O Pix e o cartão de crédito são formas mais seguras de efetivar o pagamento, se comparadas ao boleto bancário. No entanto, o consumidor deve estar atento a empresas que só aceitam boletos bancários, Pix ou transferências. Todas as formas de pagamento exigem precauções:

- Pix: conferir dados do recebedor e redobrar os cuidados quando o beneficiário é pessoa física;

- Boleto bancário: conferir todos os dados, como nome da empresa, data, CNPJ, entre outros;

- Cartão de crédito: optar pelo cartão virtual único (oferecido pela maioria das instituições financeiras por meio de aplicativo), nunca entregar ou enviar fotos do cartão e não salvar dados de cartão para compras futuras;

- Cartão por aproximação: qualquer pessoa que tiver acesso realiza compras facilmente, por isso, atenção redobrada.

Caí no golpe, e agora?

O consumidor deve denunciar o crime, seja em uma delegacia da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Virtual, em caso de estelionato.

Para isso, é fundamental que o denunciante reúna todos os registros de interação com os golpistas para auxiliar nas investigações. “Salve todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal”, orienta Elyenni Célida.

Quanto ao registro de ocorrência na Delegacia Virtual, o sistema gera uma mensagem ao usuário, por e-mail, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

“O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. O registro on-line tem o mesmo valor legal do procedimento realizado de forma presencial”, explica a delegada.

A delegada Elyenni alerta que, para dar prosseguimento às investigações, é necessário que o denunciante faça o pedido de representação. “É importante procurar a delegacia mais próxima da residência para representar, ou seja, informar às autoridades que deseja dar início às investigações”, orienta.

Cartilhas

A Polícia Civil dispõe de uma cartilha com os principais golpes cometidos atualmente, além de uma cartilha com informações sobre direitos do consumidor. Os documentos com essas informações podem ser acessados por meio do site da PCMG.

Ag. Minas 


Black Friday: Polícia Civil de Minas dá dicas para evitar golpes na hora das compras

 


Titular da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor alerta para a importância de acompanhar os preços, buscar sites seguros e atenção na hora de pagar; saiba como agir em caso de fraude

 

Preços atrativos e promoções imperdíveis. Essas são as promessas do comércio, físico e virtual, durante a Black Friday, realizada anualmente sempre na última sexta-feira de novembro. Mas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que os consumidores tenham cautela para evitar prejuízos e não cair em golpes.

De acordo com a delegada Elyenni Célida, os registros mais recorrentes na Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor são as compras em sites e perfis de rede social falsos e a aquisição de produtos falsificados, vendidos como se fossem originais.

Assim, para aproveitar melhor esse período de ofertas, a PCMG dá algumas dicas para o consumidor. A titular da delegacia orienta que, antes de qualquer compra, é preciso pesquisar e refletir sobre a necessidade dela. Transações por impulso tornam o consumidor mais vulnerável a golpes.

“Na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de conferir o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado”, exemplifica a delegada Elyenni.

Desde o início do processo de compra, o consumidor precisa ficar atento aos detalhes, como o valor total e as parcelas, juros, prazo de entrega, valor do frete e, principalmente, se não está incluído no valor, de forma oculta, algum tipo de seguro ou garantia estendida não autorizada pelo comprador.

Outra dica é pesquisar os preços dos produtos com antecedência, para saber se houve a prática do “tudo pela metade do dobro”, que é quando, dias antes, as empresas aumentam os preços dos produtos para, na Black Friday, reajustar aos valores originais.

Casos em que produtos sejam divulgados com os preços muito abaixo do praticado no mercado também requerem atenção, pois são um forte indício de fraude.

Compras pela internet

O ambiente digital pode esconder armadilhas até para o usuário mais experiente. “No Brasil, estima-se que a cada sete ou oito segundos ocorra uma fraude por meio de compras virtuais”, ressalta a delegada Elyenni, com base em um levantamento realizado pela Serasa Experien.

Por esse motivo, o ideal é optar por sites conhecidos. É possível pesquisar a reputação de empresas por meio do site consumidor.gov.br. O Procon também dispõe de uma lista de endereços eletrônicos que devem ser evitados. Confira aqui.

A Polícia Civil de Minas Gerais ainda reforça os cuidados com sites estrangeiros e ofertas encaminhadas por redes sociais ou e-mail, mesmo aquelas enviadas por pessoas conhecidas. Nesses casos, a orientação é que a compra seja realizada diretamente no site da empresa, digitando o endereço no navegador.

“Muitos criminosos aproveitam a Black Friday para enviar e-mails ou mensagens para usuários relatando a confirmação de uma compra ou relatando um problema com um produto. Trata-se de uma tentativa de phishing, ou seja, de induzir as vítimas a clicar em links fraudulentos e fornecer seus dados bancários e outras informações”, complementa a delegada.

É importante também que o consumidor atualize o antivírus no dispositivo em que será efetuada a compra e que escolha uma rede confiável (evitar redes públicas). Para verificar a segurança do site, a orientação é conferir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição "Site Seguro".

Cuidado com as formas de pagamento

O Pix e o cartão de crédito são formas mais seguras de efetivar o pagamento, se comparadas ao boleto bancário. No entanto, o consumidor deve estar atento a empresas que só aceitam boletos bancários, Pix ou transferências. Todas as formas de pagamento exigem precauções:

- Pix: conferir dados do recebedor e redobrar os cuidados quando o beneficiário é pessoa física;

- Boleto bancário: conferir todos os dados, como nome da empresa, data, CNPJ, entre outros;

- Cartão de crédito: optar pelo cartão virtual único (oferecido pela maioria das instituições financeiras por meio de aplicativo), nunca entregar ou enviar fotos do cartão e não salvar dados de cartão para compras futuras;

- Cartão por aproximação: qualquer pessoa que tiver acesso realiza compras facilmente, por isso, atenção redobrada.

Caí no golpe, e agora?

O consumidor deve denunciar o crime, seja em uma delegacia da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Virtual, em caso de estelionato.

Para isso, é fundamental que o denunciante reúna todos os registros de interação com os golpistas para auxiliar nas investigações. “Salve todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal”, orienta Elyenni Célida.

Quanto ao registro de ocorrência na Delegacia Virtual, o sistema gera uma mensagem ao usuário, por e-mail, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

“O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. O registro on-line tem o mesmo valor legal do procedimento realizado de forma presencial”, explica a delegada.

A delegada Elyenni alerta que, para dar prosseguimento às investigações, é necessário que o denunciante faça o pedido de representação. “É importante procurar a delegacia mais próxima da residência para representar, ou seja, informar às autoridades que deseja dar início às investigações”, orienta.

Cartilhas

A Polícia Civil dispõe de uma cartilha com os principais golpes cometidos atualmente, além de uma cartilha com informações sobre direitos do consumidor. Os documentos com essas informações podem ser acessados por meio do site da PCMG.

Ag. Minas 


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Sine anuncia 163 vagas de trabalho para Bom Despacho


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) anunciou que está com 163 vagas de trabalho em Bom Despacho. Há oportunidades para os setores de prestação de serviços, comércio e também indústria.


Segundo divulgado pela Prefeitura de BD, parceiro do programa na cidade, há 10 vagas para pedreiro e mais 20 para servente e mais 22 para eletricista, além de outras vagas para atendente  de lanchonete na BR 262, além de outros cargos.


Os interessados devem buscar mais informações pelo site www.bomdespacho.mg.gov/sine, ou através do contato (37) 3522.5001.


Os candidatos também poderão comparecer à sede do Sine, instalada na CDL/Acibom, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto  centro de Bom Despacho, próximo à Câmara Municipal de Vereadores.

Sine anuncia 163 vagas de trabalho para Bom Despacho


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) anunciou que está com 163 vagas de trabalho em Bom Despacho. Há oportunidades para os setores de prestação de serviços, comércio e também indústria.


Segundo divulgado pela Prefeitura de BD, parceiro do programa na cidade, há 10 vagas para pedreiro e mais 20 para servente e mais 22 para eletricista, além de outras vagas para atendente  de lanchonete na BR 262, além de outros cargos.


Os interessados devem buscar mais informações pelo site www.bomdespacho.mg.gov/sine, ou através do contato (37) 3522.5001.


Os candidatos também poderão comparecer à sede do Sine, instalada na CDL/Acibom, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto  centro de Bom Despacho, próximo à Câmara Municipal de Vereadores.

Unidades de Saúde em Bom Despacho passarão por reorganização e redivisão territorial


Trata-se de plano estratégico de fortalecimento da Atenção Básica local ofertada através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando necessárias e importantes mudanças a fim de atender com mais eficácia os usuários das UBSs.

Atualizar o planejamento territorial de saúde é uma medida necessária como forma de reordenar a rede de serviços de Bom Despacho para melhor atender os pacientes, buscando resolutividade das demandas de saúde de acordo com a realidade local de cada área e ainda tomando como base que a última atualização territorial a nível municipal ocorreu há mais de 10 anos.

A secretária de Saúde, Tamara Bicalho, informou que a atualização das áreas de cobertura de assistência à saúde se dá em virtude de vários fatores: crescimento geográfico, aumento populacional e diferenças de condições que impactam no cuidado da saúde. Portanto, foi realizado um estudo muito qualificado e aprofundado com base nos estudos e preconizações do Ministério da Saúde. Pela primeira vez na história de Bom Despacho, a zona rural ganhará uma atenção especial e terá seus direitos à saúde garantidos com plenitude.

A proposta é que essa reorganização das áreas territoriais de saúde se efetive no início de dezembro. Será um processo muito cauteloso, efetivando um estudo que está acontecendo há meses. Toda a cidade passará por reformulação. As mudanças que ocorrerão serão comunicadas a todas as famílias pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Área Central

Com a reorganização do fluxo de saúde, que acontecerá em toda a cidade, a UBS Doutor Hugo, que hoje funciona na área central, ganhará um novo espaço físico que ficará a pouco mais de um quilometro da atual sede, ainda na região central, passando a funcionar em uma unidade própria de saúde que possui estrutura física dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, visando inclusive a garantia de acessibilidade à população a esta referenciada, diferente da atual sede que é uma casa residencial alugada e adaptada para atender a população.

A UBS Doutor Miguel não será fechada e nem sofrerá alteração de endereço. Com isso, a população da área central não sofrerá impacto significante.

Zona Rural

Parte da população de Zona Rural passará a ser atendida na UBS Ana Rosa. Visando um olhar diferenciado. A estratégia é melhorar condições de acompanhamento e acesso dessas populações aos serviços de saúde, através da centralização de atendimentos em unidades específicas, garantindo também o acesso às UBSs. Outro ganho é a chegada de novos agentes que visa garantir a visita do agente comunitário a essas famílias.

Fonte: bomdespacho.mg.gov.br

Unidades de Saúde em Bom Despacho passarão por reorganização e redivisão territorial


Trata-se de plano estratégico de fortalecimento da Atenção Básica local ofertada através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando necessárias e importantes mudanças a fim de atender com mais eficácia os usuários das UBSs.

Atualizar o planejamento territorial de saúde é uma medida necessária como forma de reordenar a rede de serviços de Bom Despacho para melhor atender os pacientes, buscando resolutividade das demandas de saúde de acordo com a realidade local de cada área e ainda tomando como base que a última atualização territorial a nível municipal ocorreu há mais de 10 anos.

A secretária de Saúde, Tamara Bicalho, informou que a atualização das áreas de cobertura de assistência à saúde se dá em virtude de vários fatores: crescimento geográfico, aumento populacional e diferenças de condições que impactam no cuidado da saúde. Portanto, foi realizado um estudo muito qualificado e aprofundado com base nos estudos e preconizações do Ministério da Saúde. Pela primeira vez na história de Bom Despacho, a zona rural ganhará uma atenção especial e terá seus direitos à saúde garantidos com plenitude.

A proposta é que essa reorganização das áreas territoriais de saúde se efetive no início de dezembro. Será um processo muito cauteloso, efetivando um estudo que está acontecendo há meses. Toda a cidade passará por reformulação. As mudanças que ocorrerão serão comunicadas a todas as famílias pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Área Central

Com a reorganização do fluxo de saúde, que acontecerá em toda a cidade, a UBS Doutor Hugo, que hoje funciona na área central, ganhará um novo espaço físico que ficará a pouco mais de um quilometro da atual sede, ainda na região central, passando a funcionar em uma unidade própria de saúde que possui estrutura física dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, visando inclusive a garantia de acessibilidade à população a esta referenciada, diferente da atual sede que é uma casa residencial alugada e adaptada para atender a população.

A UBS Doutor Miguel não será fechada e nem sofrerá alteração de endereço. Com isso, a população da área central não sofrerá impacto significante.

Zona Rural

Parte da população de Zona Rural passará a ser atendida na UBS Ana Rosa. Visando um olhar diferenciado. A estratégia é melhorar condições de acompanhamento e acesso dessas populações aos serviços de saúde, através da centralização de atendimentos em unidades específicas, garantindo também o acesso às UBSs. Outro ganho é a chegada de novos agentes que visa garantir a visita do agente comunitário a essas famílias.

Fonte: bomdespacho.mg.gov.br