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quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Polícia Militar prende suspeito com Drogas em Bom Despacho

 


Na última terça-feira, 06, a Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos no Bairro Bela Vista em Bom Despacho. Ele foi abordado durante o patrulhamento policial.


Segundo a Polícia, o suspeito dispensou uma sacola no chão com 04 porções de maconha e mais 02 pedras de crack, além de RS 250.00 em dinheiro.


Diante do flagrante, o autor foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho para demais providências de inquérito criminal.

Polícia Militar prende suspeito com Drogas em Bom Despacho

 


Na última terça-feira, 06, a Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos no Bairro Bela Vista em Bom Despacho. Ele foi abordado durante o patrulhamento policial.


Segundo a Polícia, o suspeito dispensou uma sacola no chão com 04 porções de maconha e mais 02 pedras de crack, além de RS 250.00 em dinheiro.


Diante do flagrante, o autor foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho para demais providências de inquérito criminal.

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de motoristas que ainda precisam realizar o exame toxicológico



Em todo o estado, 117.068 condutores ainda não fizeram o teste, que é obrigatório a todos os detentores de CNHs habilitadas nas categorias C, D e E

 

A prorrogação do prazo para a realização do exame toxicológico, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ofereceu tempo extra para que motoristas das categorias C, D e E – para quem o teste é obrigatório – regularizem a situação em todo o país. Levantamento realizado em 26 de janeiro pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indica que, só em Minas Gerais, 117.068 condutores ainda não tinham se submetido ao exame.

 

Embora o estado esteja em segundo lugar no ranking nacional e regional pelo critério de números absolutos, percentualmente Minas não está tão mal: apenas 12% do total de motoristas registrados no estado – das categorias obrigatórias – ainda precisam ser submetidos ao teste. Quando avaliado o percentual, Minas ocupa o 16º lugar no ranking nacional e terceiro no regional, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Em todo país, 1.162.058 condutores das categorias C, D e E se encontram com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias, de acordo com o mesmo levantamento da Senatran.


Prazo extra

A prorrogação do prazo para realização do exame tem como objetivo zerar o número de condutores que não conseguiram regularizar a situação até 28 de janeiro – data inicialmente prevista para que a irregularidade começasse a ser convertida em multa – e será feita de forma escalonada.

 

Com o tempo extra, os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março para realizar o exame toxicológico;

• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril para realizar o exame toxicológico.

 

Assim, motoristas flagrados dirigindo veículos das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para quem a CNH expira entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas a partir de 31 de maio. A penalidade de multa para as infrações previstas na Lei nº 14.599/2024 – a que estabelece a obrigatoriedade do teste – é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e resulta em perda de sete pontos na CNH.


Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de motoristas que ainda precisam realizar o exame toxicológico



Em todo o estado, 117.068 condutores ainda não fizeram o teste, que é obrigatório a todos os detentores de CNHs habilitadas nas categorias C, D e E

 

A prorrogação do prazo para a realização do exame toxicológico, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ofereceu tempo extra para que motoristas das categorias C, D e E – para quem o teste é obrigatório – regularizem a situação em todo o país. Levantamento realizado em 26 de janeiro pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indica que, só em Minas Gerais, 117.068 condutores ainda não tinham se submetido ao exame.

 

Embora o estado esteja em segundo lugar no ranking nacional e regional pelo critério de números absolutos, percentualmente Minas não está tão mal: apenas 12% do total de motoristas registrados no estado – das categorias obrigatórias – ainda precisam ser submetidos ao teste. Quando avaliado o percentual, Minas ocupa o 16º lugar no ranking nacional e terceiro no regional, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Em todo país, 1.162.058 condutores das categorias C, D e E se encontram com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias, de acordo com o mesmo levantamento da Senatran.


Prazo extra

A prorrogação do prazo para realização do exame tem como objetivo zerar o número de condutores que não conseguiram regularizar a situação até 28 de janeiro – data inicialmente prevista para que a irregularidade começasse a ser convertida em multa – e será feita de forma escalonada.

 

Com o tempo extra, os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março para realizar o exame toxicológico;

• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril para realizar o exame toxicológico.

 

Assim, motoristas flagrados dirigindo veículos das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para quem a CNH expira entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas a partir de 31 de maio. A penalidade de multa para as infrações previstas na Lei nº 14.599/2024 – a que estabelece a obrigatoriedade do teste – é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e resulta em perda de sete pontos na CNH.


Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

7° BPM realiza Operação Segurança e Intensifica Policiamento




A Polícia Militar de Minas Gerais começou no dia primeiro de fevereiro a Operação Minas em Segurança. A ação acontece até o dia 08 deste mês. O objetivo é reduzir o medo do crime, a criminalidade e a violência em todo estado.


Segundo a Polícia, ' Operação acontece coincidentemente com o período que antecede as festividades de Carnaval 2024. Ao mesmo tempo, a instituição informa que serão desencadeadas operações específicas e implantadas as Operações Balneário , com abordagens a suspeitos, veículos, em embarcações suspeitas. 


Também serão feitas Operações no Campo, com o objetivo de Enfrentamento sistemático as aos crimes em Zonas Rurais do estado e a Operação Rolezinho, em combate às práticas de direção perigosa. 


Conforme a PM, no planejamento previsto estão o emprego efetivo de Policiamento, ostensivo geral e Policiamentos urbano e Rodoviário, do Meio Ambiente e também do setor de inteligência.

7° BPM realiza Operação Segurança e Intensifica Policiamento




A Polícia Militar de Minas Gerais começou no dia primeiro de fevereiro a Operação Minas em Segurança. A ação acontece até o dia 08 deste mês. O objetivo é reduzir o medo do crime, a criminalidade e a violência em todo estado.


Segundo a Polícia, ' Operação acontece coincidentemente com o período que antecede as festividades de Carnaval 2024. Ao mesmo tempo, a instituição informa que serão desencadeadas operações específicas e implantadas as Operações Balneário , com abordagens a suspeitos, veículos, em embarcações suspeitas. 


Também serão feitas Operações no Campo, com o objetivo de Enfrentamento sistemático as aos crimes em Zonas Rurais do estado e a Operação Rolezinho, em combate às práticas de direção perigosa. 


Conforme a PM, no planejamento previsto estão o emprego efetivo de Policiamento, ostensivo geral e Policiamentos urbano e Rodoviário, do Meio Ambiente e também do setor de inteligência.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Polícia Militar localiza Camionete na Zona Rural de Bom Despacho


A Polícia Militar localizou nesta segunda-feira, 05, uma Camionete S10 que havia sido furtada no dia 17 de Janeiro deste ano. O veículo foi roubado de um Lava-Jato cidade.


Segundo a Polícia, o veículo foi encontrado na Ponte dos Ferreira, em um local conhecido como Fazenda do Pililiu.


De acordo com a Polícia, o veículo foi localizado após os militares levantarem algumas informações.

Polícia Militar localiza Camionete na Zona Rural de Bom Despacho


A Polícia Militar localizou nesta segunda-feira, 05, uma Camionete S10 que havia sido furtada no dia 17 de Janeiro deste ano. O veículo foi roubado de um Lava-Jato cidade.


Segundo a Polícia, o veículo foi encontrado na Ponte dos Ferreira, em um local conhecido como Fazenda do Pililiu.


De acordo com a Polícia, o veículo foi localizado após os militares levantarem algumas informações.

Estudantes da rede estadual de ensino estão de volta às escolas para o início do ano letivo de 2024

 


Data também marca o início do modelo de gestão compartilhada das escolas cívico-militares, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

 

Governo de MInas Gerais deu o pontapé inicial para o ano letivo de 2024 em toda a rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (5/2) todas as 3.425 escolas da rede estadual de ensino e os cerca de 1,6 milhão de estudantes foram acolhidos em suas unidades escolares em todo estado.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participaram do início das atividades e acompanharam a recepção dos estudantes no primeiro dia de aula na Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte. A unidade de ensino faz parte da gestão compartilhada das escolas cívico-militares em parceria com o CBMMG, modelo já anunciado pelo Governo de Minas anteriormente.

O secretário Igor de Alvarenga destacou que as escolas estaduais estão preparadas para os 200 dias de aulas que estão por vir. “O ano letivo foi preparado com muito cuidado e espero que os estudantes tenham muito aprendizado e oportunidades ao longo de 2024. Durante as férias, enviamos um documento para checklist de manutenção das escolas, em seguida o Guia de Ações para o Fortalecimento das Aprendizagens, que trouxe as habilidades e competências pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo do ano”, pontuou. 

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar destaca a novidade do modelo cívico-militar com a corporação. “O Corpo de Bombeiros assume essa responsabilidade de trazer, além do que já estava sendo feito, projetos diversos, momentos cívicos e também o conhecimento do bombeiro militar sobre prevenção, autocuidado e proteção que no dia a dia vai ser de muita valia para os estudantes e até mesmo suas famílias”, enfatiza o coronel Erlon.

As autoridades visitaram as instalações da escola como as salas de aula, cantina e refeitório, biblioteca e demais áreas de convivência e estudos dos estudantes. Durante a visita, o Igor conversou com os alunos sobre as novidades para o novo ano de estudos e a alegria de retomar as aulas. 

Volta à rotina 

A estudante Alessandra de Oliveira dos Santos, de 17 anos, está ingressando  no 3° ano do ensino médio e contou sobre a animação de voltar a estudar. “Eu gosto de conversar com meus amigos na escola e tem muitas matérias que eu gosto também, que me deixam muito animada. A nossa escola tem esse modelo cívico-militar que eu acho interessante, sinto mais organização, a forma que a gente se apresenta também é legal.” 

Kauan Pereira, também aluno do 3º ano do ensino médio, está empolgado para o seu último ano escolar e com as perspectivas para o futuro. “Estou muito ansioso para o último ano, porque vai terminar a jornada que tive na escola. Eu vou partir para um novo rumo na vida, fazer uma faculdade, correr atrás do meu futuro e ser alguém na vida.”

Ainda nos anos iniciais, Sarah Emanuelle Ferreira, de 12 anos, regressa agora para o 7° ano do ensino fundamental e conta que estava na expectativa pela volta às aulas. “Estou muito feliz de voltar pra escola, eu gosto daqui, dos professores e da forma que as atividades são oferecidas. É bom estar de volta.” 

Novidades para a educação em 2024

A fim de aprimorar ainda mais o ensino e toda a estrutura escolar, oferecendo melhores condições educacionais para alunos, professores e todos os envolvidos na comunidade escolar em 2024, o Governo de Minas, por meio da SEE/MG, planejou diversas iniciativas distintas a serem aplicadas ao longo do ano letivo.

Dentre as ações, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os três eixos estruturantes do plano: evasão; recomposição das aprendizagens e o trabalho de competências socioemocionais.

Além disso, um projeto socioemocional será implementado e tem como objetivo o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e principalmente na prevenção do bullying e de violências dentro da escola.

“Iremos efetivamente mapear as escolas para diagnosticarmos como estão as competências socioemocionais dos nossos estudantes. Após isso, teremos especialistas treinados para lidar e desenvolver projetos nas unidades escolares que vão trabalhar a convivência democrática, a autorregulação, o respeito às diferenças e o combate ao bullying”, reforça o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Por meio do Projeto Estratégico de incentivo à Leitura e Escrita, a SEE/MG vai implantar ainda uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com todos os estudantes. Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino e mais R$ 45 milhões em plataformas e aplicativos de leitura e atividades.

Para além disso, a secretaria ainda vai intensificar as atividades do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, composto por três frentes, sendo elas a Busca Ativa, com o objetivo de regularizar a frequência do estudante o, Diário Escolar Digital, cujo preenchimento pelos professores e especialistas é essencial para a identificação dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar e Intervenção Pedagógica, que são ações com intuito de regularizar o aproveitamento do estudante.

Calendário 2024

Em novembro de 2023 a SEE/MG divulgou o calendário escolar para o ano letivo de 2024. O documento é fundamental para nortear as ações de todos os agentes escolares no estado e traz a programação das principais atividades pedagógicas a serem realizadas pelas unidades de ensino, como dias letivos, organização dos bimestres, períodos de conselho de classe, reunião de pais, datas comemorativas, férias escolares, entre outros.

O calendário lista algumas datas importantes para os estudantes e toda comunidade escolar, tais como o início das aulas nesta segunda-feira (5/2), bem como o recesso escolar ao fim do primeiro semestre, que tem previsão para ocorrer entre os dias 22/7 até dia 2/8. O recesso de outubro ocorre entre os dias 14 e 18. Já o término do ano letivo está previsto no documento para dia 16/12.

Para consultar o Calendário Escolar de 2024, clique neste link

Escolas cívico-militares

Outra novidade para 2024, anunciada em janeiro pelo Governo de Minas, foi a implementação da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim), em parceria com o CBMMG.

O novo modelo pedagógico considera o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) como base e mantém estrutura e funcionamento já estabelecidos por meio da Resolução SEE nº 4948/2024, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de Educação Básica. Os bombeiros integram o ambiente escolar com a missão de atuar no apoio à gestão por meio dos valores dos CBMMG reconhecidos pela sociedade mineira ao longo da história do estado. 

Serão nove escolas a integrarem o modelo cívico-militar em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata Mineira, abrangendo cerca de 5,9 mil matrículas da rede estadual de ensino.

O secretário Igor de Alvarenga reforça que o modelo vem fortalecer ainda mais as ações educacionais no estado. “A parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Corpo de Bombeiros já vem ocorrendo há um tempo e agora essa parceria está dentro das escolas com uma gestão compartilhada e, junto com a direção, faremos o melhor atendimento aos ajudantes. De acordo com a disponibilidade do Corpo de Bombeiros de Minas, é possível que façamos a ampliação do modelo”, comenta.

 

Ag. Minas

 

 

Estudantes da rede estadual de ensino estão de volta às escolas para o início do ano letivo de 2024

 


Data também marca o início do modelo de gestão compartilhada das escolas cívico-militares, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

 

Governo de MInas Gerais deu o pontapé inicial para o ano letivo de 2024 em toda a rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (5/2) todas as 3.425 escolas da rede estadual de ensino e os cerca de 1,6 milhão de estudantes foram acolhidos em suas unidades escolares em todo estado.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participaram do início das atividades e acompanharam a recepção dos estudantes no primeiro dia de aula na Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte. A unidade de ensino faz parte da gestão compartilhada das escolas cívico-militares em parceria com o CBMMG, modelo já anunciado pelo Governo de Minas anteriormente.

O secretário Igor de Alvarenga destacou que as escolas estaduais estão preparadas para os 200 dias de aulas que estão por vir. “O ano letivo foi preparado com muito cuidado e espero que os estudantes tenham muito aprendizado e oportunidades ao longo de 2024. Durante as férias, enviamos um documento para checklist de manutenção das escolas, em seguida o Guia de Ações para o Fortalecimento das Aprendizagens, que trouxe as habilidades e competências pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo do ano”, pontuou. 

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar destaca a novidade do modelo cívico-militar com a corporação. “O Corpo de Bombeiros assume essa responsabilidade de trazer, além do que já estava sendo feito, projetos diversos, momentos cívicos e também o conhecimento do bombeiro militar sobre prevenção, autocuidado e proteção que no dia a dia vai ser de muita valia para os estudantes e até mesmo suas famílias”, enfatiza o coronel Erlon.

As autoridades visitaram as instalações da escola como as salas de aula, cantina e refeitório, biblioteca e demais áreas de convivência e estudos dos estudantes. Durante a visita, o Igor conversou com os alunos sobre as novidades para o novo ano de estudos e a alegria de retomar as aulas. 

Volta à rotina 

A estudante Alessandra de Oliveira dos Santos, de 17 anos, está ingressando  no 3° ano do ensino médio e contou sobre a animação de voltar a estudar. “Eu gosto de conversar com meus amigos na escola e tem muitas matérias que eu gosto também, que me deixam muito animada. A nossa escola tem esse modelo cívico-militar que eu acho interessante, sinto mais organização, a forma que a gente se apresenta também é legal.” 

Kauan Pereira, também aluno do 3º ano do ensino médio, está empolgado para o seu último ano escolar e com as perspectivas para o futuro. “Estou muito ansioso para o último ano, porque vai terminar a jornada que tive na escola. Eu vou partir para um novo rumo na vida, fazer uma faculdade, correr atrás do meu futuro e ser alguém na vida.”

Ainda nos anos iniciais, Sarah Emanuelle Ferreira, de 12 anos, regressa agora para o 7° ano do ensino fundamental e conta que estava na expectativa pela volta às aulas. “Estou muito feliz de voltar pra escola, eu gosto daqui, dos professores e da forma que as atividades são oferecidas. É bom estar de volta.” 

Novidades para a educação em 2024

A fim de aprimorar ainda mais o ensino e toda a estrutura escolar, oferecendo melhores condições educacionais para alunos, professores e todos os envolvidos na comunidade escolar em 2024, o Governo de Minas, por meio da SEE/MG, planejou diversas iniciativas distintas a serem aplicadas ao longo do ano letivo.

Dentre as ações, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os três eixos estruturantes do plano: evasão; recomposição das aprendizagens e o trabalho de competências socioemocionais.

Além disso, um projeto socioemocional será implementado e tem como objetivo o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e principalmente na prevenção do bullying e de violências dentro da escola.

“Iremos efetivamente mapear as escolas para diagnosticarmos como estão as competências socioemocionais dos nossos estudantes. Após isso, teremos especialistas treinados para lidar e desenvolver projetos nas unidades escolares que vão trabalhar a convivência democrática, a autorregulação, o respeito às diferenças e o combate ao bullying”, reforça o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Por meio do Projeto Estratégico de incentivo à Leitura e Escrita, a SEE/MG vai implantar ainda uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com todos os estudantes. Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino e mais R$ 45 milhões em plataformas e aplicativos de leitura e atividades.

Para além disso, a secretaria ainda vai intensificar as atividades do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, composto por três frentes, sendo elas a Busca Ativa, com o objetivo de regularizar a frequência do estudante o, Diário Escolar Digital, cujo preenchimento pelos professores e especialistas é essencial para a identificação dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar e Intervenção Pedagógica, que são ações com intuito de regularizar o aproveitamento do estudante.

Calendário 2024

Em novembro de 2023 a SEE/MG divulgou o calendário escolar para o ano letivo de 2024. O documento é fundamental para nortear as ações de todos os agentes escolares no estado e traz a programação das principais atividades pedagógicas a serem realizadas pelas unidades de ensino, como dias letivos, organização dos bimestres, períodos de conselho de classe, reunião de pais, datas comemorativas, férias escolares, entre outros.

O calendário lista algumas datas importantes para os estudantes e toda comunidade escolar, tais como o início das aulas nesta segunda-feira (5/2), bem como o recesso escolar ao fim do primeiro semestre, que tem previsão para ocorrer entre os dias 22/7 até dia 2/8. O recesso de outubro ocorre entre os dias 14 e 18. Já o término do ano letivo está previsto no documento para dia 16/12.

Para consultar o Calendário Escolar de 2024, clique neste link

Escolas cívico-militares

Outra novidade para 2024, anunciada em janeiro pelo Governo de Minas, foi a implementação da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim), em parceria com o CBMMG.

O novo modelo pedagógico considera o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) como base e mantém estrutura e funcionamento já estabelecidos por meio da Resolução SEE nº 4948/2024, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de Educação Básica. Os bombeiros integram o ambiente escolar com a missão de atuar no apoio à gestão por meio dos valores dos CBMMG reconhecidos pela sociedade mineira ao longo da história do estado. 

Serão nove escolas a integrarem o modelo cívico-militar em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata Mineira, abrangendo cerca de 5,9 mil matrículas da rede estadual de ensino.

O secretário Igor de Alvarenga reforça que o modelo vem fortalecer ainda mais as ações educacionais no estado. “A parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Corpo de Bombeiros já vem ocorrendo há um tempo e agora essa parceria está dentro das escolas com uma gestão compartilhada e, junto com a direção, faremos o melhor atendimento aos ajudantes. De acordo com a disponibilidade do Corpo de Bombeiros de Minas, é possível que façamos a ampliação do modelo”, comenta.

 

Ag. Minas