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terça-feira, 5 de março de 2024

Advogado do Procon de Bom Despacho alerta sobre golpes pela Internet

Dr. HELDER PAIVA


No próximo dia 15 de Março será comemorado o Dia do Consumidor, data que foi criada para para lembrar os direitos que os cidadãos têm enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los ao se sentirem lesados no momento de um compra indevida. E para celebrar este momento, o Jornal Fique Sabendo entrevistou o Advogado do Procon de Bom Despacho, Dr. Helder Paiva de Oliveira, que destacou sobre os cuidados que cada cliente deve ter ao efetuar um compra pela internet.

Segundo o site de Vendas OLX,  um dos mais conhecidos do mercado de compra e venda do país, mais de R$ 1 Bilhão foram perdidos pela população brasileira em compras realizadas pela internet em 2023. O valor representa 12% a mais em relação ao ano de 2022, que também registrou um alto índice de golpes aplicados pela compra eletrônica no Brasil. Entretanto, mesmo sabendo dos riscos, há muita gente que ainda cai no chamado crime do "Conto do Vigário". 

Veja a Entrevista do Jornal Fique Sabendo com o Advogado do PROCON de Bom Despacho, Dr Helder Paiva de Oliveira:


Fique Sabendo : Quais são as recomendações para fazer compras pela Internet?

Dr. Helder: Estamos próximos da Semana do Consumidor que acontecerá do dia 14/03 a 20/03. Nesta semana, haverá um um turbilhão de anúncios,  que promove diversas ofertas em diferentes segmentos do mercado. Muitas que valem a pena, mas também tem muita gente que se aproveita para aplicar diversos golpes. 

Inicialmente é muito importante que o Consumidor observe as avaliações da empresa. O Reclame Aqui, as avaliações do Google e em redes sociais são ótimos pontos de partida. 

Também é importante que o Consumidor busque adquirir produtos somente nos canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico. 

Descontos são sempre bem-vindos. No entanto, preços muito reduzidos podem ser um sinal de tentativa de fraude. Visite outros sites para verificar se o preço do produto está compatível com a realidade. 

Fique Sabendo - Qual o tempo que o cliente pode fazer a devolução do produto em caso de recusa?

Dr. Helder: Segundo o artigo 49 do CDC, o consumidor tem direito de arrependimento somente em compras realizadas fora do estabelecimento comercial.

Com isso, o usuário terá prazo de sete dias para desistir do contrato a partir do ato da assinatura ou após receber o produto em mãos.
Vale lembrar que a empresa não tem o direito de exigir o motivo da devolução e terá de arcar com os custos do frete.
Uma boa dica é registrar todas as tentativas de contato com o fornecedor, tendo em vista que muitas empresas dificultam o processo.

Fique Sabendo:  - O que o consumidor deve fazer ao sentir lesado pela compra?

Dr. Helder: Todo cliente  que se sentir prejudicado ao contratar um serviço ou adquirir um produto, primeiro, deve buscar um acordo amigável com a empresa. Caso não consiga chegar a um acordo, o consumidor pode procurar o  Procon-BD e fazer uma reclamação. 


Fique Sabendo: - Afinal, eu devo ou não pagar taxas  para que me liberem um empréstimo?" 

Dr. Helder: Muito oportuna essa pergunta, e a resposta é clara e definitiva: NÃO. Essa cobrança de pagamentos antecipados em qualquer tipo de crédito é proibida, ilegal e deve ser denunciada ao Banco Central conforme a resolução nº 3.919. É crime!

‍Acontece que muitos golpistas aproveitam de situações de urgência ou desespero das pessoas para aplicar esse tipo de golpe.

Fique Sabendo: CONSIDERAÇÕES FINAIS


Dr. Helder: Após o Advento do Código de Defesa do Consumidor que entrou em vigor em 11 de março de 1991, os consumidores amparados pela legislação passaram a se sentir mais seguros por terem quem os defenda quando se sentem lesados e, assim não hesitam em ir atrás dos seus direitos.

Este Código surgiu como resposta da sociedade aos danos provocados pelo mau atendimento, descumprimento de promessas, falha ou atraso na entrega de produtos são problemas que não contavam com legislação específica. 

Com o Código de Defesa do Consumidor veio também o O PROCON, cuja principal função é buscar a Conciliação a fim de solucionar o conflito entre consumidores e empresas 

O PROCON da Câmara Municipal, está sempre à disposição para  prestar auxílio os consumidores e garantir que as regras previstas na legislação estão sendo devidamente cumpridas, ou seja, oferecer orientação permanente sobre seus direitos e garantias; informar, conscientizar e motivar o consumidor. A orientação é dada pessoalmente, cuja agendamento acontece de segunda à sexta, de 17 às 18 horas, através do telefone 37 3521 2280. 

Por fim, o PROCON-CÂMARA recomenda:

O setor de telefonia conta com 41% do total de tentativas de fraudes e funciona como “porta de entrada“ para os estelionatários. Portanto:

Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas desconhecidas ou por telefone;


Advogado do Procon de Bom Despacho alerta sobre golpes pela Internet

Dr. HELDER PAIVA


No próximo dia 15 de Março será comemorado o Dia do Consumidor, data que foi criada para para lembrar os direitos que os cidadãos têm enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los ao se sentirem lesados no momento de um compra indevida. E para celebrar este momento, o Jornal Fique Sabendo entrevistou o Advogado do Procon de Bom Despacho, Dr. Helder Paiva de Oliveira, que destacou sobre os cuidados que cada cliente deve ter ao efetuar um compra pela internet.

Segundo o site de Vendas OLX,  um dos mais conhecidos do mercado de compra e venda do país, mais de R$ 1 Bilhão foram perdidos pela população brasileira em compras realizadas pela internet em 2023. O valor representa 12% a mais em relação ao ano de 2022, que também registrou um alto índice de golpes aplicados pela compra eletrônica no Brasil. Entretanto, mesmo sabendo dos riscos, há muita gente que ainda cai no chamado crime do "Conto do Vigário". 

Veja a Entrevista do Jornal Fique Sabendo com o Advogado do PROCON de Bom Despacho, Dr Helder Paiva de Oliveira:


Fique Sabendo : Quais são as recomendações para fazer compras pela Internet?

Dr. Helder: Estamos próximos da Semana do Consumidor que acontecerá do dia 14/03 a 20/03. Nesta semana, haverá um um turbilhão de anúncios,  que promove diversas ofertas em diferentes segmentos do mercado. Muitas que valem a pena, mas também tem muita gente que se aproveita para aplicar diversos golpes. 

Inicialmente é muito importante que o Consumidor observe as avaliações da empresa. O Reclame Aqui, as avaliações do Google e em redes sociais são ótimos pontos de partida. 

Também é importante que o Consumidor busque adquirir produtos somente nos canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico. 

Descontos são sempre bem-vindos. No entanto, preços muito reduzidos podem ser um sinal de tentativa de fraude. Visite outros sites para verificar se o preço do produto está compatível com a realidade. 

Fique Sabendo - Qual o tempo que o cliente pode fazer a devolução do produto em caso de recusa?

Dr. Helder: Segundo o artigo 49 do CDC, o consumidor tem direito de arrependimento somente em compras realizadas fora do estabelecimento comercial.

Com isso, o usuário terá prazo de sete dias para desistir do contrato a partir do ato da assinatura ou após receber o produto em mãos.
Vale lembrar que a empresa não tem o direito de exigir o motivo da devolução e terá de arcar com os custos do frete.
Uma boa dica é registrar todas as tentativas de contato com o fornecedor, tendo em vista que muitas empresas dificultam o processo.

Fique Sabendo:  - O que o consumidor deve fazer ao sentir lesado pela compra?

Dr. Helder: Todo cliente  que se sentir prejudicado ao contratar um serviço ou adquirir um produto, primeiro, deve buscar um acordo amigável com a empresa. Caso não consiga chegar a um acordo, o consumidor pode procurar o  Procon-BD e fazer uma reclamação. 


Fique Sabendo: - Afinal, eu devo ou não pagar taxas  para que me liberem um empréstimo?" 

Dr. Helder: Muito oportuna essa pergunta, e a resposta é clara e definitiva: NÃO. Essa cobrança de pagamentos antecipados em qualquer tipo de crédito é proibida, ilegal e deve ser denunciada ao Banco Central conforme a resolução nº 3.919. É crime!

‍Acontece que muitos golpistas aproveitam de situações de urgência ou desespero das pessoas para aplicar esse tipo de golpe.

Fique Sabendo: CONSIDERAÇÕES FINAIS


Dr. Helder: Após o Advento do Código de Defesa do Consumidor que entrou em vigor em 11 de março de 1991, os consumidores amparados pela legislação passaram a se sentir mais seguros por terem quem os defenda quando se sentem lesados e, assim não hesitam em ir atrás dos seus direitos.

Este Código surgiu como resposta da sociedade aos danos provocados pelo mau atendimento, descumprimento de promessas, falha ou atraso na entrega de produtos são problemas que não contavam com legislação específica. 

Com o Código de Defesa do Consumidor veio também o O PROCON, cuja principal função é buscar a Conciliação a fim de solucionar o conflito entre consumidores e empresas 

O PROCON da Câmara Municipal, está sempre à disposição para  prestar auxílio os consumidores e garantir que as regras previstas na legislação estão sendo devidamente cumpridas, ou seja, oferecer orientação permanente sobre seus direitos e garantias; informar, conscientizar e motivar o consumidor. A orientação é dada pessoalmente, cuja agendamento acontece de segunda à sexta, de 17 às 18 horas, através do telefone 37 3521 2280. 

Por fim, o PROCON-CÂMARA recomenda:

O setor de telefonia conta com 41% do total de tentativas de fraudes e funciona como “porta de entrada“ para os estelionatários. Portanto:

Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas desconhecidas ou por telefone;


Juliana Jaber faz lançamento de livro Como me tornei Metástase do Amor no dia 15 de Março

Juliana Jaber 


No próximo dia 15 de Março, no espaço Café com Prosa, entre 17 e 20 horas, Juliana Jaber lançará o seu livro "Como me tornei Metástase do Amor". A obra literária é uma biografia que mostra sua trajetória como mulher, profissional da área de tecnologia, mãe, os projetos sociais que desenvolve em Bom Despacho desde o ano 2002, sua superação após o diagnóstico de câncer em 2013 e a fundação da ONG Metástase do Amor para apoiar famílias no enfrentamento da doença. Fala também de sua decisão ao participar ativamente na política e os sonhos para o futuro de Bom Despacho.


Atualmente, Juliana Jaber é Vice-prefeita de Bom Despacho, trabalha com muita dedicação e através do Deputado Federal Newton Cardoso Jr já conseguiu viabilizar mais de R$4,5 milhões em recursos para melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico do município.


Para conhecer sua trajetória e seu trabalho, o leitor pode acessar seu site www.julianajaber.com.br e seguir o perfil @jujaber no Instagram.

Juliana Jaber faz lançamento de livro Como me tornei Metástase do Amor no dia 15 de Março

Juliana Jaber 


No próximo dia 15 de Março, no espaço Café com Prosa, entre 17 e 20 horas, Juliana Jaber lançará o seu livro "Como me tornei Metástase do Amor". A obra literária é uma biografia que mostra sua trajetória como mulher, profissional da área de tecnologia, mãe, os projetos sociais que desenvolve em Bom Despacho desde o ano 2002, sua superação após o diagnóstico de câncer em 2013 e a fundação da ONG Metástase do Amor para apoiar famílias no enfrentamento da doença. Fala também de sua decisão ao participar ativamente na política e os sonhos para o futuro de Bom Despacho.


Atualmente, Juliana Jaber é Vice-prefeita de Bom Despacho, trabalha com muita dedicação e através do Deputado Federal Newton Cardoso Jr já conseguiu viabilizar mais de R$4,5 milhões em recursos para melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico do município.


Para conhecer sua trajetória e seu trabalho, o leitor pode acessar seu site www.julianajaber.com.br e seguir o perfil @jujaber no Instagram.

segunda-feira, 4 de março de 2024

Polícia Militar prende suspeito de Estelionato em Bom Despacho


No último sábado, 02, a Polícia Militar prendeu um homem de 26 anos que é suspeito de praticar  estelionato. Ele foi abordado no centro de Bom Despacho e se encontrava com vários documentos falsos, inclusive  um veículo que esteve envolvido em um boletim de ocorrência do referido crime. 

Segundo informações, a Polícia Militar realizava patrulhamento pela Praça da Inconfidência, quando suspeitaram de uma camionete  GM/Montanta de cor branca, placa ETK - XXXX, do município de Franca;/SP, estacionada na parte destinada a veículos de carga e descarga. 

Na ocasião, a Polícia abordou o condutor, um homem de 26 anos, sendo este  constado em um mandado de prisão em seu nome, além de estar com diversos documentos falsos. Ele foi preso e durante a ação dos militares, foi verificado que o veículo havia sido citado em um boletim de ocorrência como meio utilizado de estelionato de 140 toneladas de soja. 

Diante do flagrante, o autor e o material foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Já o veículo foi também apreendido e levado para o pátio credenciado de DETRAN-MG





Polícia Militar prende suspeito de Estelionato em Bom Despacho


No último sábado, 02, a Polícia Militar prendeu um homem de 26 anos que é suspeito de praticar  estelionato. Ele foi abordado no centro de Bom Despacho e se encontrava com vários documentos falsos, inclusive  um veículo que esteve envolvido em um boletim de ocorrência do referido crime. 

Segundo informações, a Polícia Militar realizava patrulhamento pela Praça da Inconfidência, quando suspeitaram de uma camionete  GM/Montanta de cor branca, placa ETK - XXXX, do município de Franca;/SP, estacionada na parte destinada a veículos de carga e descarga. 

Na ocasião, a Polícia abordou o condutor, um homem de 26 anos, sendo este  constado em um mandado de prisão em seu nome, além de estar com diversos documentos falsos. Ele foi preso e durante a ação dos militares, foi verificado que o veículo havia sido citado em um boletim de ocorrência como meio utilizado de estelionato de 140 toneladas de soja. 

Diante do flagrante, o autor e o material foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Já o veículo foi também apreendido e levado para o pátio credenciado de DETRAN-MG





Mais de 650 mil empresas aderem ao Simples em 2024


 

Mais de 650 mil micro e pequenas empresas passaram a fazer parte do Simples Nacional em 2024, divulgou nesta sexta-feira (1º) a Receita Federal. Segundo o Fisco, foram recebidos 1.006.011 pedidos de opção pelo regime especial de tributação até 31 de janeiro.

Desse total, 657.050 contribuintes tiveram o pedido aceito, 65,31% do total. No entanto, 348.961 (34,69%) estão com pendências e foram excluídos do regime simplificado de tributação, que unifica o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais numa única guia, com alíquotas reduzidas.

Em relação aos microempreendedores individuais (MEI), foram registrados 77.362 pedidos de adesão ao Simei, sistema específico para a categoria, dos quais 59.426 foram deferidos, 76,82% do total, e 17.936 indeferidos (23,18%).

Segundo a Receita Federal, o percentual de aprovação aumentou entre as micro e pequenas empresas e diminuiu entre os MEI. Em 2023, os pedidos de adesão aceitos chegaram a pouco mais de 52% para o Simples Nacional e ficaram em torno de 85% para o MEI.

Tradicionalmente, quem não pagou os débitos é retirado do Simples Nacional em 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, têm até 31 de janeiro para pedir o regresso ao Simples Nacional, desde que resolvam as pendências até essa data. Os pedidos e as regularizações foram processados em fevereiro.

A data limite de 31 de janeiro para pedir a adesão ou a reinclusão no Simples Nacional não pôde ser prorrogada porque o prazo é definido pela Lei Complementar 123/2006, que criou o regime especial.

Contestação

As empresas e os microempreendedores que tiveram o pedido rejeitado podem contestar a decisão. O Fisco, no entanto, esclarece que a contestação deve ser feita ao ente público a quem o contribuinte deve: União, estados, municípios e Distrito Federal.

No caso de pendências com a Receita Federal, o contrinuinte deve acessar o seguinte endereço <https://www.gov.br/pt-br/servicos/impugnar-indeferimento-pelo-simples> para receber orientações sobre como contestar o termo de indeferimento.

Ag. Ebc Brasil

Mais de 650 mil empresas aderem ao Simples em 2024


 

Mais de 650 mil micro e pequenas empresas passaram a fazer parte do Simples Nacional em 2024, divulgou nesta sexta-feira (1º) a Receita Federal. Segundo o Fisco, foram recebidos 1.006.011 pedidos de opção pelo regime especial de tributação até 31 de janeiro.

Desse total, 657.050 contribuintes tiveram o pedido aceito, 65,31% do total. No entanto, 348.961 (34,69%) estão com pendências e foram excluídos do regime simplificado de tributação, que unifica o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais numa única guia, com alíquotas reduzidas.

Em relação aos microempreendedores individuais (MEI), foram registrados 77.362 pedidos de adesão ao Simei, sistema específico para a categoria, dos quais 59.426 foram deferidos, 76,82% do total, e 17.936 indeferidos (23,18%).

Segundo a Receita Federal, o percentual de aprovação aumentou entre as micro e pequenas empresas e diminuiu entre os MEI. Em 2023, os pedidos de adesão aceitos chegaram a pouco mais de 52% para o Simples Nacional e ficaram em torno de 85% para o MEI.

Tradicionalmente, quem não pagou os débitos é retirado do Simples Nacional em 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, têm até 31 de janeiro para pedir o regresso ao Simples Nacional, desde que resolvam as pendências até essa data. Os pedidos e as regularizações foram processados em fevereiro.

A data limite de 31 de janeiro para pedir a adesão ou a reinclusão no Simples Nacional não pôde ser prorrogada porque o prazo é definido pela Lei Complementar 123/2006, que criou o regime especial.

Contestação

As empresas e os microempreendedores que tiveram o pedido rejeitado podem contestar a decisão. O Fisco, no entanto, esclarece que a contestação deve ser feita ao ente público a quem o contribuinte deve: União, estados, municípios e Distrito Federal.

No caso de pendências com a Receita Federal, o contrinuinte deve acessar o seguinte endereço <https://www.gov.br/pt-br/servicos/impugnar-indeferimento-pelo-simples> para receber orientações sobre como contestar o termo de indeferimento.

Ag. Ebc Brasil

Polícia Militar prende duas mulheres após tentarem sair sem pagar em supermercado




No último sábado, 02, a Polícia Militar foi acionada após receber informações de uma ocorrência de furto em um Supermercado localizado na Avenida Dr Roberto de Melo Queiroz em Bom Despacho.


Segundo a Polícia, houve a informação de que duas mulheres, que se passaram por consumidoras, retiram algumas peças de picanha e teriam saído sem pagar pelos produtos.


Conforme a PM, durante o atendimento elas foram identificadas e presas, sendo encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho.

Polícia Militar prende duas mulheres após tentarem sair sem pagar em supermercado




No último sábado, 02, a Polícia Militar foi acionada após receber informações de uma ocorrência de furto em um Supermercado localizado na Avenida Dr Roberto de Melo Queiroz em Bom Despacho.


Segundo a Polícia, houve a informação de que duas mulheres, que se passaram por consumidoras, retiram algumas peças de picanha e teriam saído sem pagar pelos produtos.


Conforme a PM, durante o atendimento elas foram identificadas e presas, sendo encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho.