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sexta-feira, 6 de setembro de 2024
Eficiência do município de Bom Despacho é destaque em ranking da Folha de São Paulo
quinta-feira, 5 de setembro de 2024
Copasa abre inscrições para vagas de estágio em todo o estado
Granja Salomé vira para cima do Vap e Clássico das Retificas fica no empate na segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo
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Granja Salomé |
Na última quarta-feira, 04, o CT João Delgado recebeu os jogos da segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Empresarial de futebol Society. A Granja Salomé se tornou líder da competição após vencer o Vap mesmo com um jogador a menos. Já no Clássico entre Bombas Diesel e Clemente Retífica ficou no empate.
No primeiro jogo da noite entre Bombas Diesel x Clemente Retífica, o resultado de 4 a 4 representa o que foi o clássico. Muita pegada e disposição de ambos os lados. Mesmo tendo Gabriel Meleca expulso no segundo tempo, a Clemente conseguiu arrancar um empate com o rival no último minuto da partida.
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Grupo VAP |
Já Granja Salomé e Vap também foi jogo de muitas emoções. A equipe do empresário Almir Rodrigues teve domínio em grande parte da partida e jogou com um jogador a mais todo o segundo tempo, mas o time adversário tinha Nadabson que com a ajuda os companheiros conseguiram a vitória de 5 a 4 e a liderança do torneio até o momento com 6 pontos e sendo a única equipe com 100% de aproveitamento.
A Classificação da Copa Jornal Fique Sabendo Empresarial tem Granja Salomé com 06 pontos na liderança, seguido de Bombas Diesel com 4, Clemente Retífica com 1, Vap e VDM respectivamente em em quarto e quinto lugares.
Está é a segunda Copa Jornal Fique Sabendo Empresarial de Futebol Society. A competição conta com o apoio do Sicoob Credibom, Bar e Restaurante Paraíso, Rádio Ativa e CT João Delgado.
terça-feira, 3 de setembro de 2024
Cigarro eletrônico é ainda mais prejudicial que o comum e pode desencadear
Jovem de Bom Despacho é contratado pelo Google
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Luis Gustavo |
Luiz Gustavo participou do BD Tech e foi contratado pela empresa
O jovem bom-despachense Luis Gustavo de 16 anos, que participou do BD Tech, foi contratado pela Google, um das maiores empresas de tecnologia do mundo. O programa é realizado pela Prefeitura de Bom Despacho.
Luís Gustavo foi contratado pelo Google como UX Designer ( designer de experiência do usuário) em julho deste ano. O garoto participou do BD Tech em 2023 das oficinas de Cultura Empreendedora, Ideação Corporativa, Pré-Aceleração, Aceleração, Vo para rede, Cria Lab e Transforma BD. Ao todo, mais de 3000 pessoas passaram pelo programa.
" O BD Tech Hub me ajudou muito pelo aprendizado e suporte que tive. Aprendi a gerenciar meus projetos por conta própria e isso contribuiu ao meu currículo. Atualmente possuo duas plataformas SaaS (Software como Serviço que permite aos usuários se conectarem e usarem aplicativos baseados em nuvem pela internet) e minha inteligência artificial que podemos dizer que se encaixa como SaaS também”, disse Luís.
Ao mesmo tempo, Luís Gustavo destacou sobre o que o BD Tech proporciona aos seus participantes: " O BD Tech Hub é uma iniciativa incrível para a cidade de Bom Despacho e região. Uma oportunidade incrível tanto para adultos quanto para jovens que querem entrar no mundo do empreendedorismo ou apenas se profissionalizar mais”, acrescentou. “Os professores são incríveis e dão muito apoio mesmo depois de sair dos cursos e acredito que foi uma das melhores ou a melhor iniciativa da Prefeitura para a área da tecnologia e empreendedorismo”, afirmou Luís.
Fecomércio MG aponta um cenário crescente para o e-commerce mineiro
O e-commerce em Minas Gerais demonstra um crescimento contínuo, impulsionado pela crescente digitalização dos consumidores e pela necessidade das empresas de se adaptarem ao novo cenário. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, em todas as regiões do estado mineiro: Triângulo; Noroeste de Minas; Norte de Minas; Zona da Mata; Alto Paranaíba; Centro Oeste de Minas; Rio Doce; Sul de Minas; Central; Jequitinhonha e Mucuri.
Segundo pesquisa da Fecomércio MG, mais da metade das empresas mineiras, (62,5%), já possuem presença online, e desse total, (45,4%), quase metade também realiza vendas pela internet. Atualmente, para 56,3% das empresas a demanda do consumidor é o principal fator para a atuação com vendas on-line. A maioria das empresas mineiras com presença online (63,0%) já trabalham com e-commerce há pelo menos 3 anos. Das empresas pesquisadas que não possuem presença online (37,5%), 8,3% pretendem iniciar as vendas virtuais nos próximos 12 meses.
Apesar dos avanços, alguns desafios se destacam neste processo de expansão das vendas on-line do comércio mineiro. A falta de mão de obra especializada (18,5%) e gestão de estoque (13,4%) foram apontados como os principais obstáculos enfrentados pelos empresários.
Entre as empresas que vendem pela internet, o WhatsApp Business se consolidou como a principal ferramenta para vendas online, com 32,7% das empresas utilizando-o para fechar negócios e receber pagamentos. No entanto, o uso das redes sociais também é expressivo, com o Instagram se destacando como a plataforma mais utilizada entre as empresas que realizam vendas pelas redes sociais (100,0%), seguida do Facebook (41,0%) e do Messenger (3,3%).
A pesquisa revelou que das empresas com presença on-line, 21,8% vendem por marketplace, o que representa um aumento de 6,1% entre 2023 e 2024. Destas, 50,0% estão no Mercado Livre, seguido pelo Ifood e Magazine Luiza (ambos com 15,4%). Apenas 37,0% das empresas possuem site próprio, sendo que 77,3% destas vendem por meio desta plataforma.
Considerando todas as plataformas de pagamento, 18,5% das empresas observam que o volume de vendas on-line corresponde até 10,0% do total de suas vendas e, para 16,0%, o volume de vendas on-line varia de 10% a 20%. De acordo com a pesquisa, o meio de pagamento mais aceito entre as empresas nas suas vendas online é o PIX (91,6%), superando cartão de crédito (79%) e débito (70,6%).
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta que o uso do PIX se destaca principalmente pela agilidade do uso desta modalidade. “Hoje o uso do PIX vem sendo cada vez mais disseminado por todo o comércio e, nas vendas online, este comportamento não é diferente. Além de toda a segurança, o pagamento é processado de maneira rápida. Acrescido a isso, muitas empresas oferecem descontos nos pagamentos feitos nesta modalidade, sendo este um grande diferencial para o consumidor”, explica Martins.
A pesquisa mostrou também que a maioria das empresas que possuem loja física e que vendem online (66,4%) oferecem serviços como retirada de produtos na loja e troca de produtos adquiridos pela internet. De acordo com Martins, esta integração entre as lojas físicas e as plataformas online é fundamental para oferecer uma experiência de compra mais completa ao cliente.
“Graças aos avanços da internet e as estratégias de logística, o e-commerce tem ganhado cada vez mais protagonismo no cotidiano do varejo. Apesar dos desafios enfrentados, as empresas do comércio varejista de Minas Gerais vêm, ano a ano, aumentado sua participação nos meios digitais. O consumidor, por sua vez, vem demandando cada vez mais deste tipo de atuação por parte dos empresários, utilizando a internet não apenas para as compras, mas também para a pesquisa de preços, qualidade e tendências”, conclui Martins.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Ass. Imp. Fecomércio MG
segunda-feira, 2 de setembro de 2024
Homem é preso após ameaçar companheira em Nova Serrana
No último sábado, 31, homem de 36 anos foi preso pela Polícia Militar no povoado da Boa Vista, distrito de Nova Serrana, há cerca de 35 Km de Bom Despacho. O suspeito foi preso com arma de fogo após ter ameaçado a companheira. Ele também estava embriagado no momento da abordagem policial.
Segundo a Polícia Militar, ação ocorreu após o 190 receber informações de que um indivíduo estaria perseguindo a sua companheira. O suspeito estava em um Fiat Doblo, placa de Bom Despacho, e foi abordado próximo ao povoado da Boa Vista em uma Rodovia municipal.
Conforme a Polícia, durante o acompanhamento ao veículo, foi visto que um objetivo havia sido arremessado pela janela. Na busca, foram encontrados quatro estojos deflagrados de munição calibre 9 milímetros no bolso da bermuda do autor, além de várias garrafas e latas de cerveja. O condutor também apresentava sinais de embriaguez.
A mulher relatou que estava sendo perseguida depois de ter sido agredida pelo autor. Diante do flagrante, o homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, junto com os materiais apreendidos.
Crea-MG lança cartilha para apoiar candidatos nas eleições de 2024
_A publicação “Ideias e soluções para os municípios – Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências” será entregue aos candidatos em todo o estado_
Reafirmando seu compromisso em contribuir tecnicamente para a melhoria da qualidade de vida nos municípios mineiros, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) lançou a cartilha “Ideias e soluções para os municípios – Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências”. A publicação será entregue aos candidatos às eleições municipais de 2024 por todo o estado com o propósito de auxiliá-los nas propostas com interface na área tecnológica.
O documento reúne diretrizes sobre meio ambiente, urbanicidade, impacto das chuvas, alimentos, rodovias e valorização das profissões, além de abordar temas como cidades inteligentes e regularização fundiária urbana.
Conhecimento técnico
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venicius Gervásio, explica que o intuito da cartilha é munir os candidatos com um conteúdo vasto e técnico para que eles possam explorar o material e refletir sobre como as propostas apresentadas podem ser aplicadas em suas futuras gestões.
“Para um desenvolvimento forte e sustentável, é preciso destacar a importância de um planejamento bem fundamentado e de uma execução competente. São esses pilares que vão dar o tom para uma administração de excelência que atenda aos interesses da população”, afirma.
O presidente reforça ainda a importância da atuação dos profissionais da área tecnológica nas administrações municipais para implementar as melhores práticas. “A formação técnica é essencial para o progresso nos municípios. As engenharias, a agronomia e as geociências trazem, em sua essência, a capacidade de transformar realidades, melhorar a infraestrutura, garantir a segurança e a sustentabilidade dos empreendimentos e promover o bem-estar social”, afirma Gervásio.
Confira a cartilha no link http://bit.ly/ideiasesolucoes
Ass. Imp. CREA-MG
Circo em movimento: Diversão em Cena traz para a Região Centro-Oeste homenagem aos espetáculos itinerantes
Com direção de Chico Pelúcio, texto de Luiz Alberto Abreu, Corações Trapezistas faz uma homenagem aos circos tradicionais do Brasil
Um avô e seu neto viajam pelo país levando, de cidade em cidade, a magia da arte circense. Nessa viagem, eles deixam para trás a matriarca, a avó, que ficou para cuidar da própria saúde. Assim, duas gerações de palhaços convivem com as memórias do passado e as dificuldades dos dias atuais. De um lado, o avô ansioso por reviver os momentos de glória. Do outro, seu neto desejoso por outros caminhos mais prósperos.
É com esse enredo que Corações Trapezistas conta a história de uma família de artistas que já teve uma grande lona e que, agora, resiste com um minúsculo circo de rua correndo o risco de acabar. O espetáculo é uma homenagem aos circos itinerantes e às mulheres circenses, que são o verdadeiro esteio dessas companhias. Vale lembrar que, nas últimas décadas, esses circos vêm enfrentando muitas dificuldades para dar continuidade às tradições familiares. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país. O espetáculo tem 50 minutos e tem classificação livre.
O novo trabalho do Circo do Sufoco é encenado pelos atores Rafael Mourão (Circo do Sufoco), que interpreta o neto, e Diego Gamarra (ator convidado), que dá vida ao avô. Para o diretor da peça, Chico Pelúcio (Grupo Galpão), Corações Trapezistas é uma montagem de circo-teatro de rua voltada para todas as idades. Segundo ele, “o espetáculo lança mão da linguagem da palhaçaria e da estrutura de números circenses para contar a saga pela sobrevivência enfrentada pelo circo tradicional brasileiro”.
SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA
Corações Trapezistas (Circo do Sufoco)
Data: 4 de setembro
Bom Despacho
Local: Praça do Rotariano
Horário: 20h
Classificação: livre
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Data: 5 de setembro
Dores do Indaiá
Local: Praça da Matriz
Horário: 19h30
Classificação: livre
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Data: 6 de setembro
Quartel Geral
Local: Praça da Matriz
Horário: 18h
Classificação: livre
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Data: 7 de setembro
Abaeté
Local: Praça da Gurita, Bairro São Pedro
Horário: 18h
Classificação: livre
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Data: 8 de setembro
Martinho Campos
Local: Praça Central de Alberto Isaacson
Horário: 19h
Classificação: livre
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
domingo, 1 de setembro de 2024
Condutor de carreta morre após veículo tombar na BR 262 próximo a Luz
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Carreta tomba na BR 262 |
No último sábado, 31, uma carreta carregada com farelo de soja ensacado, tombou na Rodovia BR 262, próximo a cidade de Luz, há cerca de 25 Km de Bom Despacho. O condutor de 72 anos morreu no local.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo seguia no sentido interior/capital quando em uma curva perdeu o controle de direção e saiu a esquerda da via, e consequentemente tombar e bater em um barranco.
Conforme a PRF, compareceu ao local do acidente, a Perícia da Polícia Civil de Bom Despacho, sendo que a vítima foi encaminhada para uma Funerária de Luz e para o IML de Bom Despacho.